"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade."
(Leonardo Da Vinci)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cinco motivos para adotar um animal





1. Não apenas cães e gatos provocam sensações positivas. Observar um peixe em um aquário pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade em pacientes à espera de uma cirurgia, por exemplo. E melhor: aquários são obras vivas de decoração.


2. Tanto para adultos quanto para crianças, interagir com animais diminui a pressão arterial. “Essa relação acalma e também mobiliza a sair da inércia”, diz a psicóloga Denise Gimenez Ramos. Um estudo publicado no British Journal da Royal Society of Medicine sustenta que quem tem um bicho em casa reclama menos de pequenos problemas de saúde, por isso, é mais feliz.


3. Animais em geral também são bons aliados de adultos e crianças mais inibidos. “Para idosos, podem até ajudá-los a sair da depressão”, afirma Denise Gimenez Ramos. Com o peso desse argumento, recentemente, nos Estados Unidos, cães passaram a ser adotados em visitas hospitalares, com resultados visíveis na recuperação de pacientes.


4. Para a ciência, animais se integram tão facilmente em nossa vida porque possuem estruturas anatômicas idênticas às nossas. “Eles têm sensações, são inteligentes, têm memória e uma profunda sensibilidade de convívio com outras espécies e como ser humano”, analisa a médica veterinária Irvênia Prada.


5. Uma tese um pouco mais audaciosa sustenta até uma certa telepatia entre homens e animais. “O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor de Cães sabem quando seus donos estão chegando, diz que os cachorros se comunicam telepaticamente com os cuidadores humanos”, cita Irvênia Prada. Basta olhar fundo nos olhos deles para sentir essa interação mágica.


Fonte: Casa&Jardim
 
    

Um pouco de carinho...

Ao ler essa reportagem no site do Tribuna Popular, pensei - não posso deixar de repassar essa notícia. Realmente, um pouco de carinho pode realizar milagres.
E animais como esse, às vezes, nos tiram do eixo e nos fazem questionar. Quem é irracional?
Saboreiem!

Fato inusitado em Tocos do Moji





Um fato interessante tem acontecido no município de Tocos do Moji. A comunidade local está admirando o amor de uma cachorra ao Pároco Pe. José Aparecido de Pádua, que tem chamado a atenção de toda a população e dos visitantes, alguns, peregrinos do Caminho da Fé, que fazem questão de fotografar ao lado da cachorra “Pintada”, nome atribuído a ela, segundo o Padre, devido as suas pintas nos pêlos.





A história deste animal é bastante diferente e mostra que os animais merecem ser tratados com respeito, de um ser vivo.





De acordo com Pe. José Aparecido, a cachorra, há cerca de seis meses, apareceu em Tocos do Moji, provavelmente deixado por alguém que não a mais queria e ela sem destino e esperando para dar cria, ficou perdida, mas ninguém fez nada de mal a ela e inexplicavelmente, conseguiu entrar em uma garagem da Casa Paroquial, por entre uma grade que, aparentemente, ela não cabia e por lá ficou até criar quatro cachorrinhos. Depois do nascimento dos seus filhos, o Padre ouviu choro de cães e percebeu que ela estava lá escondida durante esse tempo e ele não havia percebido. Mas depois, resolveu dar abrigo aos animais e trata-los para que eles sobrevivessem. Após um mês, os cachorrinhos foram doados a pessoas da comunidade e o Padre resolveu adota-la, inclusive dando a ela todos os cuidados necessários, como levar ao veterinário e dar as vacinas.





Depois que a cachorra foi adotada mesmo pelo Padre é que ela tem surpreendido a população pelas suas atitudes. Em primeiro lugar, ela não abandona o Padre de maneira alguma e passou a dormir dentro de casa, mas o interessante que é ela não faz nenhuma sujeira, quando precisa e se for a noite, bate na porta do quarto e faz abrir a porta da saída para rua e assim ela possa fazer suas necessidades. Ela também sai de carro e quando há alguma reunião que ela não deva participar, só fica com outra pessoa segurando-a, e quando o Padre retorna, faz uma festa de dar inveja, de tanta alegria. Mas quando sai com o Padre, fica quietinha e não perturba em nada. É realmente uma companheira.



Mas o fato mais interessante é aos finais de semana durante as celebrações das missas. A cachorra acompanha o Padre na procissão de entrada, fica próximo a ele o tempo todo. Inclusive, se muda de lugar para fazer a homilia ou mesmo ler o Evangelho, ela se aproxima e fica deitada e quieta. Na saída, acontece a mesma coisa, o acompanha até o final.



De acordo com especialistas, os cães adotados são mais amorosos, pois são gratos pelo gesto de amor e gratidão.



Como a maioria dos cães que estão para serem adotados nunca foram amados ou não se lembram como é ser amado por alguém, a primeira pessoa que eles conhecem, já tentam se aproximar bastante e fazer algo de bom para serem retribuídos. Talvez seja essa a explicação para tanto amor desta cachorra pelo Pároco de Tocos do Moji, ela está simplesmente retribuindo o amor recebido e, com isso, faz essas atitudes que deixa a população até um pouco perplexa pelo amor que ela consegue demonstrar e, além do mais, sem perturbar ninguém.


FONTE: Tribuna Popular