"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade."
(Leonardo Da Vinci)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Leão tetraplégico Ariel morre em SP 27 de julho de 2011

Leão passa por tratamento nos últimos dias de vida (Foto: Caroline Hasselmann/G1)

O leão tetraplégico Ariel, de 3 anos, que mobilizou uma corrente de solidariedade na internet, morreu na tarde desta quarta-feira (27). Ele sofria de uma doença degenerativa autoimune que não doi identificada e passava por acompanhamento médico em São Paulo.
Segundo Raquel Ferreira Borges da Silva, sua tutora, “foi feito tudo por ele”. Chorando, ela diz que “ele nunca mais vai sofrer”. “Fará muita falta, mas vai viver sempre em nossos corações.”
O felino também sofreu uma crise convulsiva nesta terça e apresentou acumulo de líquido ao redor do pulmão.
A plasmaférese, método terapêutico que permite separar elementos do sangue, como o plasma, que contém os anticorpos produzidos pelas doenças autoimunes, começou a ser ministrada por veterinários na semana passada. O material era proveniente de doações de sangue de leões do Parque Ecológico da Americana e do Zoológico de Piracicaba, ambos no interior de São Paulo.

Ariel morreu nesta quarta (Foto: Caroline Hasselmann/G1)

Desde a semana passada, o leão foi submetido a três sessões, o que o desgastou.
Agora, o corpo do animal será levado para a Universidade de São Paulo (USP), onde passará por necrópsia. Depois, será levado para Maringá (PR), para ser enterrado. Ainda não há data para que isso aconteça.
Fonte: G1

Por Paula Calixto: Vida nobre! Luta difícil! Triste fim! Sinto por sua vida e sua morte. Vá em paz, leãozinho Ariel!





Leão Ariel morreu e será cremado hoje em São Paulo

31/07/2011 10:53 - Edição Edgar Rocha
O leão Ariel, que ficou conhecido no país devido à luta de seus criadores para que ele voltasse a se movimentar, será cremado na tarde deste domingo (31), em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O animal morreu na última quarta-feira (27) ele vivia em Maringá (PR) e estava em tratamento em São Paulo, mas não resistiu a uma doença degenerativa autoimune.

Segundo nota da dona de Ariel, Raquel Borges, 39, a cremação vai acontecer no Pet Memorial e a família estará no local entre 15h e 16h.
Ariel passa por exames em São Paulo
Impedido de andar, Ariel estava com dificuldades para se alimentar e respirar. O animal foi submetido a um tratamento inédito para tentar restaurar os movimentos das patas.
O leão tinha três anos de idade, e apresentou os primeiros problemas de locomoção em julho do ano passado. Ele foi então transferido para São Paulo neste mês para passar por um tratamento inédito, nunca feito em animais, conhecido como plasmaférese que consiste na remoção das células sanguíneas que causam a degeneração dos movimentos. Ele estava recebendo doações de plasma sanguíneo de outros leões, mas não resistiu.
Campanha e repercussão
O dinheiro arrecadado com a campanha na internet para ajudá-lo será destinado ao “Instituto e Abrigo de Animais Emanuel”, segundo Raquel afirmou na última quinta-feira ao UOL Notícias. A organização é presidida pela própria Raquel e cuida de animais vítimas de maus tratos.
Indagada pela reportagem sobre quantos animais são cuidados pelo instituto, Raquel resumiu: “Não há nenhum animal em tratamento lá mas teremos tudo à disposição para que possamos ajudar outros animais quando nos for solicitado. Todo o estoque de medicamentos que sobrou do Ariel, por exemplo, vai ajudar esses outros bichos”, disse.
A morte de Ariel repercutiu nas redes sociais e o assunto chegou ao ranking dos mais citados do Twitter, com a expressão “Leão Ariel”, usada pelos usuários em mensagens que misturavam incredulidade, tristeza e conforto às pessoas que cuidaram do animal.
Também a imprensa internacional noticiou a morte do felino.
 Fonte: Folha.com