"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade."
(Leonardo Da Vinci)

domingo, 10 de novembro de 2013

Cuidados ao passear com animais em dias quentes

Cuidado redobrado para que o passeio seja só alegria.


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas para liberar o calor e transpiram através da salivação. A temperatura deles demora mais para diminuir e por isso precisamos estar muito atentos para que o passeio com cachorro seja sim uma diversão e não um motivo de preocupação posterior.
Saia para uma caminhada em um dia quente e note como muitos cachorros parecem estar sofrendo durante um tempo que deveria ser agradável para eles. Sabemos que nossos amigos  precisam se exercitar, mas quando a temperatura está mais alta, isso precisa ser feito com ainda mais cuidado.
Dicas para planejar o passeio com seu cão
É mais recomendável que o passeio seja feito antes das 10h ou após as 16h quando o sol não está tão forte;
Se você coloca focinheira no cachorro quando sai com ele, escolha a mais confortável, que não o aperte muito;
Os cachorros também precisam de proteção solar. Existem alguns produtos específicos para os animais e algumas pessoas usam o mesmo que para elas. Especialmente os cachorros albinos, com pelos brancos, pele clara ou descobertos precisam de proteção. Orelhas, focinho e patas requerem um cuidado maior;
Os cachorros de pelos mais escuros absorvem o calor muito mais rápido;
O excesso de pelos faz com que a temperatura do cachorro fique mais alta, em épocas mais quentes é melhor optar por uma tosa mais curta. A saúde do animal deve ser mais importante do que a estética;
Se está muito quente e você só pode sair em horários de sol muito quente, procure alternativas de exercícios em casa ou opte por um dog walker (passeadores de cães).
Sabendo das precauções a serem tomadas, chega a hora de sair.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
O que observar durante o passeio com cachorro?
Certifique-se que o cachorro está hidratado e há água disponível para que ele sempre se refresque;
Escolha um lugar fresco, que tenha sombras para descansar;
Chão muito quente pode machucar as patas;
Quando a temperatura do cachorro fica muito alta ele fica mais tempo com a boca aberta e a respiração é mais ofegante. Percebendo esses sinais, vá com ele para a sombra e dê água;
Se ele ainda estiver ofegante, um ventilador ou ambiente com ar condicionado podem ajudar;
Se o cachorro estiver com a temperatura muito alta, não o coloque na água fria, tente diminuir a temperatura aos poucos, diminuição drástica pode ser fatal.
Com todos os cuidados tomados e a atenção redobrada. você está pronto para fazer do passeio com cachorro um hábito. Isso traz saúde para seu companheiro e também para você.

Mutirão organizado nas redes sociais promove arrecadação de donativos para ONGs de defesa animal

Quem sabe o Rio de Janeiro ... Uma iniciativa bacana para terminar bem o ano!

Acontece em Natal no próximo domingo (10), o 2º Mutirão de Doações, para arrecadar ração, remédios, material de limpeza e jornais com o objetivo de ajudar Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade, que resgatam e cuidam de animais abandonados. O evento mobilizado por meio das redes sociais será a partir das 9h, nos arredores do anfiteatro da Praça Cívica do Campus Universitário da UFRN, na Zona Sul.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Segundo informações de Amanda Ferreira, uma das organizadoras do mutirão, a ideia surgiu no ano passado no Facebook com o grupo online Adote-RN, para divulgar a arrecadação apenas de ração. Ela explica que este ano o projeto ganhou maiores proporções e vai recolher outros itens. Além disso, uma feira de adoção de cães e gatos também será promovida durante o mutirão.
Ainda de acordo com a ativista, as ONGs ajudam os animais retirados das ruas e dando cuidados de pronto-socorro, vacinação, e castração a fim de prepará-los para adoção. E o propósito do mutirão é arrecadar os donativos para manter este trabalho, mas também ajudar na busca um lar para os bichinhos.
“São três instituições participantes: a Patamada, ONG Amimais e a Associação de Protetores de Animais Deixe Viver. Na ocasião vamos ter um mural com as fotos dos bichinhos, além de alguns deles no local que estarão disponíveis para a adoção imediata”, disse Amanda Ferreira.
Para adotar um cãozinho ou um gatinho é necessário firmar um termo de compromisso com a ONG responsável pelo animal e passar por uma entrevista. “Quem tiver interesse em adotar um bichinho, terá que apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Depois, voluntários visitam os cães e gatos que foram adotados para conferir se eles estão sendo bem cuidados”, explica Amanda.
Fonte: Ne 10