"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade."
(Leonardo Da Vinci)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cães vegetarianos, por que não?

Cães vegetarianos, por que não?




por Anderson Santos


Quando fui convidado pela revista Época para uma entrevista sobre meu site caesvegetarianos.info, fiquei contente por saber que eles estavam interessados em dietas alternativas, porém, quando a reportagem desta semana saiu, veio com a seguinte chamada de capa: O Cachorro Vegetariano: “Depois de salão de beleza, hospitais e velórios agora querem até criar cães que não comem carne. Bicho de estimação virou gente?”
E como se não bastasse uma chamada tão tendenciosa, complementaram na chamada interna:
Quem inventou o cachorro vegetariano?
A moda de negar carne a animais carnívoros mostra que a humanização (cada vez maior) dos bichos domésticos não tem limites – e pode prejudicá-los
Pois bem, quem inventou o cachorro vegetariano eu não sei, e muito menos quem inventou que os cães deveriam ser alimentados por nós ao invés de caçarem e viverem naturalmente. Mas o que eu sei é que a partir do momento que nós temos que alimentar nossos cães, devemos fazer isso da melhor maneira possível, seguindo aquilo que acreditamos ser correto e que promova a saúde do animal. E posso ser sincero? Meus cães sempre foram saudáveis e super ativos.
Ao contrário do que se pensa, alimentar cães com dieta vegetariana não é algo novo, existe por décadas, estava conversando ontem com uma colega que me contou sobre um livro que dizia que na época da Segunda Guerra Mundial, um veterinário que estava cuidando dos cães abandonados no Reino Unido e alimentando-os, percebeu que mesmo sem condições de alimentar os cães com carne devido à escassez naquela época, os cães estavam saudáveis e começou a se questionar sobre a necessidade da carne para eles.
Voltando à reportagem, a abordagem altamente tendeciosa do texto ignorou fatos, textos científicos, estatísticas e histórias reais, como a minha própria que foi mencionada, para propagar um medo irracional de que devido à classificação biológica dos cães (classificação esta criada pelo Ser-humano) os cães não podem ser criados saudáveis com uma alimentação vegetariana.
Um fato que deve ficar claro a todos os que questionam a validade de uma dieta vegetariana para qualquer animal é que não existe nada de milagroso na carne, ela é um agregado de gordura, proteínas, poucas vitaminas e minerais. Não alimentar um animal com carne significa que você precisa fornecer alimentos que contém essas mesmas substâncias, e o reino vegetal é amplo o suficiente para prover isso tudo e ainda mais.
Alguns cães podem ter dificuldades específicas para digestão e assimilação dos nutrientes, e para isso é recomendável incluir enzimas e probióticos na dieta, porém, essas enzimas e probióticos são também obtidas de vegetais. E essa dificuldade não é exclusividade da dieta vegetariana, já soube de cachorros que tinham dificuldades em assimilar carne, por isso, esta é uma questão biológica e não de dieta. Você pode aprender mais sobre dieta vegetariana para cães com o livro Cães Veganos disponível gratuitamente para download aqui: http://www.caesvegetarianos.info/livros/


E quem ainda tem dúvidas sobre a assimalação de proteínas de origem vegetal pelos animais, pode ver este artigo acadêmico (em inglês) sobre fontes de proteínas alternativas para animais de companhia.
E não apenas os cães podem ser alimentados com dieta vegetariana (vegana), até gatos e ferrets. No exterior existem dezenas de empresas que fabricam comida vegetariana e existem gerações de animais sendo criados de forma saudável nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha, na França e é claro, no Brasil, que temos a Fri-dog Vegetariana.

Além disso, a carne é uma das principais causas do aquecimento global, e alimentar um animal de estimação com carne tem um custo altíssimo para o meio ambiente.
Assim, a esses falsos jornalistas, falsos médicos, falsos veterinários, que propagam que a dieta vegetariana não é adequada para crianças, idosos, animais de companhia, gostaria encarecidamente de pedir, por favor, estamos em 2011, atualizem-se, e parem de fazer “desfavores” à nossa sociedade. Ou vocês querem que tratemos os cães como tratamos outros animais, e matar nossos animais de estimação para a ceia de Natal?

Fonte: Vista-se

Nenhum comentário: